As encomendas são produzidas e enviadas em 1 a 4 dias ÚTEIS após o pagamento.
  Blog

Fimo, sculpey ou cernit - QUAL A MELHOR MARCA?

Escrito em 24 de fevereiro de 2023

Fimo, sculpey ou cernit -  QUAL A MELHOR MARCA?

Esta é uma pergunta que não tem uma resposta simples.  Pessoalmente gosto de trabalhar com várias marcas, cada uma delas com as suas particularidades.

Hoje vamos falar sobre três marcas de cerâmica plástica: FIMO, SCULPEY e CERNIT. Tentar perceber quais os seus prós e contras.


FIMO

A FIMO é possivelmente a marca mais conhecida e usada em Portugal.  Inclui várias gamas cada uma delas com as suas características:

FIMO kids - uma gama especialmente pensada para crianças. Extremamente macia e fácil de modelar. Por se tratar de uma massa tão macia, não é adequada para trabalhos mais complexos ou delicados.  

FIMO soft - é a gama mais utilizada. Inclui 30 cores e está disponível em embalagens de 57g ou 454g para algumas cores. Depois de cozida é uma massa que tem uma boa resistência. Regra geral é macia e fácil de trabalhar. 

FIMO effect - inclui todas as cores com efeitos como glitter, perolado, imitação de quartzo ou gema, nigthglow e translúcido. Algumas referências de cores não são tão macias e fáceis de trabalhar como as de FIMO soft, mas nada muito considerável.  Também importante referir que nesta gama é onde se nota mais a diferença nas tonalidades antes e depois de cozer, sobretudo na gama translúcida. Recomendo que façam um teste de cor antes e depois de cozer.

FIMO leather - é uma massa que após cozedura fica com efeito tipo couro. Muito fibrosa e não muito fácil de trabalhar. Porém pode ser misturada com outras gamas de fimo de forma a obter um efeito mais aveludado. Depois de cozida, esta massa pode ser cosida à mão ou na máquina de costura como se de tecido se tratasse. Disponível em 12 cores. 

FIMO profissional - é definitivamente a gama mais adequada para quem pretende trabalhar de uma forma mais profissional.  É uma massa mais firme e por isso mais trabalhosa de amassar. Esta firmeza na massa permite fazer trabalhos mais minuciosos e detalhados. 
Muito resistente após a cozedura.  Dentro desta gama é possível encontrar as 5 TRUE COLOURS, cores com pigmentos puros e optimizados para quem prefere criar a sua própria palete de cores.  
A gama profissional inclui algumas cores que não existem na gama soft e que poderão ser interessantes para quem quer alargar o leque de cores como o verde folha, o terracota, o ocre, o bordeaux ou o champanhe.

Dentro da gama profissional ainda é possível encontrar a gama DOLL ART que inclui 6 cores com um efeito de porcelana. Para quem gosta de tons nude vai adorar esta gama!

A gama profissional está disponível em embalagens de 85g ou 454g para algumas cores.



Todas as gamas de FIMO podem ser misturadas entre si.




SCULPEY

Esta é uma marca muito utilizada sobretudo nos Estados Unidos. Para quem gosta de acompanhar artistas internacionais certamente que já deram de caras com este nome.

Apresenta uma boa resistência e flexibilidade após cozedura.

Sculpey PREMO - esta gama inclui todas cores básicas mas também cores com efeitos: glitter, granito,translúcido, metalizado, etc...

Sculpey SOUFFLÉ - é uma massa bastante macia que praticamente não precisa de ser amassada. Após a cozedura as peças ficam com um efeito mate/aveludado. Tem uma excelente palete de cores que se mantém fiel após a cozedura. Por se tratar de uma gama mais macia poderá não ser adequada para trabalhos muito minuciosos. 



CERNIT

☑ Destaca-se pela sua palete de cores.  Para além das cores básicas tem toda uma série de massas com efeitos translúcidos, perolados, metalizados, opalinos... Especial destaque para a gama NATURE que inclui as cores basalto, savana e granito.

☑ É uma massa que "sofre" com a temperatura.  Em ambientes mais quentes pode tornar-se um pouco pastosa e difícil de trabalhar. 

☑ Após cozedura apresenta uma boa resistência. 



Nota final: 

☑ Todas estas marcas podem ser misturadas entre si desde que a temperatura máxima de cozedura indicada nas instruções não seja ultrapassada. 



Experimentem até descobrirem qual a melhor marca para o vosso tipo de criação.


Gostam de fazer trabalhos florais e mais minuciosos? Vão gostar da gama FIMO PROFISSIONAL. 
 
Fartos de amassar? Experimentem a gama SOUFFLÉ da Sculpey. 

Efeitos translúcidos e opalinos é com vocês? Espreitem a gama translúcida e opalina da CERNIT!