As encomendas são produzidas e enviadas em 1 a 4 dias ÚTEIS após o pagamento.
  Blog

Massa seca, demasiado rija ou a esfarelar? E agora?

Escrito em 15 de fevereiro de 2023

Massa seca, demasiado rija ou a esfarelar? E agora?

Com toda a certeza que já te deparaste com massa demasiado rija, seca ou até mesmo a esfarelar. 


Há várias causas que podem levar a massa a este estado: 
- massa já muito antiga
- massa aberta que não foi devidamente acondicionada e esteve exposta ao ar
- temperatura ambiente baixa
- massa que por alguma razão perdeu a sua hidratação natural


E agora? Nem tudo está perdido! Ainda podes salvar esta massa!!!

Primeiro tenta perceber se a massa está rija porque está desidratada e velha ou se é apenas devido ao frio.  

Se a massa estiver rija por estar frio, tenta aquecê-la com as mãos. Não coloques a massa junto a aquecedores ou fontes de calor muito fortes pois poderá fazer com que a massa comece a cozer e aí não haverá solução possível!




Não resultou? Ainda tens mais algumas opções! Para além de uma boa dose de paciência podes usar:


☑ Fimo/Sculpey/Cernit líquido - corta a massa em pequenos pedaços e adiciona um fio de Fimo/Sculpey/Cernit líquido.  Envolve tudo muito bem e amassa até ficar homogéneo. É mais fácil se fores juntado a massa aos poucos. 
Também podes colocar tudo num saco com zíper, deixar repousar para o dia seguinte e depois "sovar" a massa mesmo dentro do saco. Assim evitas aquela sujidade extra!
Cuidado com a quantidade de Fimo/Sculpey/Cernit líquido! Se adicionares em demasia a massa poderá ficar demasiado mole e pegajosa. Vai juntado em pequenas quantidades!

☑ Fimo mix quick - é uma massa neutra especialmente pensada para ajudar a amassar a massa sem alterações na cor. Não deves de usar uma proporção superior a 1/3 de mix quick de forma a não alterares a consistência e cor da massa. 
À semelhança deste produto da Fimo , existe também o Cernit Magic Mix em versão líquida ou o Clay Softner da Sculpey em versão líquida ou sólida.

☑ Massa nova - podes juntar massa nova e macia à que está rija para ajudar a amolecer. Podes usar a mesma referência de cor ou então juntar massa branca que regra geral costuma ser bastante macia e assim obter um tom mais claro.

☑ Óleo de bebé, óleo mineral ou vaselina -  pode ser aplicado à semelhança do Fimo/Sculpey/Cernit líquido. Basta juntar umas gotas, evita adicionar em demasiada caso contrário a massa ficará pastosa e impossível de trabalhar! Podes colocar a massa cortada num saco , juntar umas gotas de óleo ou vaselina e deixar hidratar por umas horas. Depois podes então amassar.


Mais umas dicas extra:

- Se tiveres em casa uma picadora que já não uses para fins alimentares podes usá-la para ajudar a picar a massa e assim facilitar o processo de amaciá-la. É muito mais fácil ir amaciando pequenos pedaços de massa do que um bloco por inteiro. 

- Depois de recuperares a massa, coze primeiro uma peça de teste para teres a certeza de que a massa ficou em condições de ser utilizada. Por vezes a massa não tem mesmo salvação possível. 


Gostaste deste post? Espreita outros truques e dicas no nosso blog!!!