As encomendas são produzidas e enviadas em 1 a 4 dias ÚTEIS após o pagamento.
  Blog

Que materiais básicos necessito para começar a trabalhar com cerâmica plástica?

Escrito em 26 de novembro de 2023

Que materiais básicos necessito para começar a trabalhar com cerâmica plástica?

Esta é a lista de materiais básicos que vais precisar para começar a trabalhar com cerâmica plástica HOJE!

Hoje em dia há uma oferta infindável de materiais e ferramentas, é normal que te sintas perdid@!!! A verdade é que para começar não vais precisar de materiais muito complexos nem caros!


Esta é a lista dos materiais básicos:


☑ CERÂMICA PLÁSTICA

Existem diversas marcas no mercado. Cada marca tem as suas caracteristicas, umas mais suaves, outras mais consistentes, umas mais fáceis de trabalhar que outras ... Experimenta até encontrares a tua favorita.

Na nossa loja temos disponíveis três marcas: FIMO, SCULPEY e CERNIT.

Para quem está a começar recomendo a marca FIMO. É fácil de trabalhar, é mais acessível e fácil de encontrar no mercado português.

Podes optar por comprar um kit com várias cores ou então escolher cores individualmente.

Da gama FIMO existem 5 cores básicas que misturadas entre si te vão permitir obter uma vasta palete de cores. Podes ver no nosso INSTAGRAM algumas paletes de cores  e as suas "receitas"  ou consultar o nosso ebook aqui


As 5 cores básicas são: 
- Branco (Ref. 0)
- Preto (Ref.9)
- Amarelo girassol (Ref.16)
- Azul brilhante (Ref.33)
- Vermelho indiano (Ref.24)

Para além da cerâmica plástica em bloco, existem também na versão líquida. Utilizada para unir peças entre si, para efeitos decorativos e também para ajudar a amaciar a massa. Num próximo post iremos abordar mais sobre este assunto. 


☑ BASE DE TRABALHO

A base de trabalho deverá ser lisa, sem nenhum tipo de textura ou porosidade e fácil de limpar! Podes utilizar por exemplo vidros de molduras ou  azulejos.
A massa deverá "agarrar" a esta base de forma a facilitar o trabalho. As peças poderão ser levadas ao forno nos azulejos ou nos vidros.


☑ ROLO

O rolo para esticar a massa deverá ser liso, sem qualquer tipo de textura e num material que não agarre muito. Não recomendo de todo a utilização de rolos de cozinha de madeira. Opta antes por um rolo de acrílico ou metal

Para conseguires esticar a massa sempre com a mesma espessura podes recorrer a guias de altura.

Se a tua intenção for começar a trabalhar de forma recorrente, nesse caso uma máquina de esticar massa poderá ser uma boa aquisição. Vai ajudar-te a poupar muito tempo e trabalho. 



☑ LÂMINAS DE CORTE E/OU BISTURI

Existem lâminas de corte flexíveis, rigidas e onduladas. Um bisturi também poderá ser uma ferramenta bastante útil para auxiliar pequenos cortes.


☑ CORTADORES

Se estás a começar deverás optar por formas simples e básicas de cortadores. Evita formas muito complexas ou com efeitos em embossing, estes poderão exigir um pouco mais de experiência na sua utilização.


☑ FERRAMENTAS PARA ESCULPIR

Boleadores, agulhas, palitos .... tudo o que tiver pontas finas e afiadas para te ajudar a criar a criar pequenos detalhes. Em lojas de materiais de estética é possivel encontrar muitas opções.


☑ FORNO

Podes utilizar sem risco o forno da tua casa. Caso o forno não tenha termóstato precisarás de adquirir um. É fundamental controlar a temperatura de cozedura da massa.
Após a utilização do forno, deverás arejá-lo. A cerâmica plástica não é adequada para cozedura no micro-ondas!!!


☑ MATERIAIS PARA LIMPEZA

A zona de trabalho deverá estar sempre bem limpa! Desta forma evitas que a massa fique com impurezas que se notam muito, sobretudo nas cores mais claras. Os materiais deverão ser limpos sempre que mudas de cor de massa para evitar contaminação de cores. Assim sendo deverás ter sempre à mão toalhitas húmidas (escolhe uma marca que não largue fios!!!)  e álcool em gel ou spray.



Na nossa loja on-line lançamos todos os meses um STARTER KIT que inclui todos os materiais necessários para começares a trabalhar com cerâmica plástica. 


Num próximo post iremos abordar uma lista de materiais, não essenciais mas que poderás achar interessantes tais como as extrusoras, as folhas metálicas, pós de mica ....